Bienal de Arte Jovem de Vila Verde, a partir de 30 de jun, até 14 jul


Foi esta manhã (22 jun) apresentada a sétima edição do maior evento artístico de Vila Verde - a Bienal de Arte Jovem - uma edição 'arrancada a ferros' e a mais 'contida' em termos organizativos, devido a um aperto assentuado nas despesas, porém não inferior em termos de qualidade artística, garante a organização! A exposição final arranca a 30 de junho e estende por 15 dias, desta vez totalmente situada na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela.



'Insomnia', de Leonel Gil Vieira Coelho, foi o grande vencedor do concurso. Foi a primeira vez que o Grande prémio deste certame foi atribuído a um trabalho em vídeo. Mas houve ainda um segundo distinguido, com o Prémio Revelação: 'Untitled' de Diogo Carvalho Pinto. Estes e os restantes 54 trabalhos selecionados de um rol de mais de 200 participantes porão ser vistos, na Biblioteca Municipal, até 14 de julho.

Da apresentação pública feita pelas entidades que encabeçam a organização (Município de Vila Verde, PROVIVER EEM, Associação de Jovens Artistas (D’Arte) e Instituto Português do Desporto e da Juventude) ressalta o esforço realizado para organizar um evento com a dignidade que um certame artístico desta monta merece, sem lhe retirar dignidade.

A Biblioteca Municipal foi o palco escolhido para acolher todas as obras, ocupando assim todos os salões e corredores disponíveis das suas instalações. Este é um dos motivos pelo qual esta exposição vai estar patente por um período de apenas duas semanas. Para compensar este aspeto, de forma inédita, a biblioteca abrirá inclusive nas tardes de fim de semana, para possibilitar a visita do público que durante a semana não pode deslocar-se em horário laboral.

O VILA VERDE viva! promete uma visita guiada a quem não puder ir através de uma introspetiva fotoreportagem.

Sobre a Bienal de Arte Jovem de Vila Verde

"Dirigida aos jovens criadores (menos de 35 anos), a Bienal de Arte Jovem de Vila Verde tem tido, desde 1999 (1ª edição), um percurso de crescente afirmação, contribuindo significativamente para a promoção de novos valores, assim como para o incremento cultural do Concelho e da Região.

A sétima edição da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, é mais um passo de consolidação do conceito diferenciador que carateriza este certame no panorama artístico regional e nacional. Uma dinâmica que pressupõe a afirmação de um roteiro de criatividade e empreendedorismo cultural, a desenvolver em torno da polarização da programação “Vila Verde, vila criativa”.

Um fórum criativo que tem aproximado artistas consagrados que têm emprestado o seu prestígio, através do comissariado do Mestre Mário Silva, da coordenação artística do Pintor Luís Coquenão, do talento do artista Albuquerque Mendes, do conhecimento e da experiência do Mestre Henrique Silva, que têm potenciado a sua dimensão internacional.

O Programa desta edição compreende para além da exposição, a apresentação da biografia do pintor Henrique Silva, a dinamização de ateliers de arte e a organização de visitas guiadas."
info by organização

Bienal em números

7 são as edições já realizadas

213 foram as obras apresentadas a Concurso

130 o número de artistas nacionais e internacionais

53 foram selecionadas para integrar a exposição que vai estar patente de 30 jun a 14 jul

3 são os trabalhos premiados no âmbito da iniciativa 'A Bienal na Escola' e que também integram a exposição final.

56 é a totalidade de obras em exposição de qualidade inquestionável.


Prémios da 7ª Bienal

Grande Prémio Bienal Internacional de Arte Jovem: 'Insomnia' de Leonel Gil Vieira Coelho

Prémio Revelação: 'Untitled' de Diogo Carvalho Pinto


Menções honrosas

'Menina dos lábios pintados a brincar com bibelôs' de Fátima Rita Pinto dos Santos Moura

'02-03-11,[12:17;12:36]' de Mariana Marques Olim Marote

'Lampligt' de Natacha Maria Gaspar Simões
'Silence!' de João Miguel da Silva Almeida de Abreu Fernandes

'Grade Anti-Motim' de Jérémy Gomes de carvalho
'Vibraciones Magmáticas' Rafael Sanchez Carralero Carabias


Quer saber ainda mais sobre esta Bienal? Veja aqui.
Mais informações através do site: www.proviver.pt/bienal



Como chegar a Vila Verde?