Cinema: Mixões da Serra protagonista de curta de bielorrusso

'O Miagre de Santo António' é o título do documentário encomendado ao cineasta bielorrusso Sergei Loznitsa pelo Festival de Curtas de Vila do Conde, para comemorar os seus 20 anos, com uma série de curtas dedicadas a diversos temas do norte.


origem da foto

Classificado como "40 minutos de absoluto assombro" pelo crítico de cinema Jorge Mourinha (in 'Público'), esta é uma das oito curtas metragens comissionadas pela organização do festival (quatro delas a cineastas estrangeiros, com uma relação 'intima' ao festival) dedicadas ao norte.

Loznitsa escolheu Mixões da Serra, o lugar na freguesia de Valdreu, em Vila Verde, às portas do Gerês e Nuno Rodrigues, um dos directores de Vila do Conde e produtor do filme, explica a ideia: "Procurar lugares remotos, pequenas aldeias onde existisse pouca gente, algo que remetesse para coisas que se encontravam noutros documentários dele. Queria ver rostos, lugares, pessoas, descobrir situações."

O documentário foi exibido na rúbrica '4 filmes x 4 realizadores' no passado domingo (8 jul) e em jeito de sinopse, Jorge Mourinha descreve assim a obra que, segundo ele, é, dos quatro documentários estrangeiros exibidos até agora, o único que "é obrigatório ver".

"(...) filmada à altura do homem e à altura do animal, com a habitual atenção aos detalhes e precisão formal de Loznitsa, esta visão observacional das festas de Santo António de Mixões da Serra revela no cinema do bielorrusso algo de celebratório, invocando ao mesmo tempo uma religiosidade cava e uma celebração pagã. Loznitsa descobre a universalidade que se desprende destas festas locais, onde reencontramos uma ancestralidade da natureza humana que não é, nem pode ser, apenas portuguesa.

Se ficou curioso sobre que lugar é este, nós temos algumas imagens mágicas, que podem ser o que faltava para visitar esta aldeia no nordeste do concelho de Vila Verde:



1. Pormenor das Escadarias
2. Uma das imagens de Sto. António no topo das scadarias.
3. Interior da Igreja de Sto António de Mixões da Serra.
4. A fachada da pitoresca Igreja de Mixões da Serra
5. Pormenor de um a das torres da Igreja
6. Vista no topo da escadaria do Santuário de Mixões
(imitação do Bom Jesus do Monte, Braga) onde encontra-se
uma das estátuas de Sto António, a olhar de frente outra figura semelhante,
que situa-se a centenas de metros de distância, num planalto.


FP

Como chegar a Vila Verde?