Rota 2012: Arraial Minhoto em Soutelo começou com... serenatas!

Mais uma vez a programação Na Rota das Colheitas arranca com a Festa dedicada ao Melão Casca de Carvalho, que tem na freguesia de Soutelo um núcleo de forte produção. O terceiro Arraial Minhoto, realiza-se de 3 a 5 de agosto, em Soutelo, e é organizado pela Junta de Freguesia local, contando com o apoio inexcedível da população.




O Arraial Minhoto de Soutelo é um dos eventos criados propositadamente para incluir a programação Na Rota das Colheitas. Mas caso não existisse esta programação, a festa far-se-ia da mesma forma. Esta homenageia uma das produções mais categorizadas da região, o Melão Casca de Carvalho, que por esta altura encontra-se em venda ambulante, à beira da estrada, Junto ao Mosteiro do Alívio e outros pontos da freguesia, por alguns dos seus produtores.

Com um "menu" (como lhe chama o presidente da Junta, Filipe Silva) bastante eclético, o programa do arraial procura responder aos gostos de todos os públicos. A par da tradição e do folclore, com a presença dos cavaquinhos, dos ranchos folclóricos e de grupos de música tradicional, a organização levou em conta os gostos da juventude, público que pretende conquistar e 'fixar' a este evento. Por isso, reservou a noite de sábado para as atuações da Tuna de Ciências da Universitária do Minho, a Azeituna, e grupos que voltam a atuar neste arraial, após terem-se lançado na edição do ano passado.

"Os Duques e os SixOut estrearam-se aqui, no ano passado e desde então não mais pararam. Este ano regressam ao evento que os viu nascer", referiu Filipe Silva, o autarca de Soutelo e prinicipal impulsionador desta Festa.

Outra das novidades, em 2011, foi a apresentação do bem sucedido cocktail de melão, uma refrescante bebida feita à base de Melão Casca de Carvalho e espumante. E este ano, haverá alguma novidade? "Vamos aguardar pelo evento. Somos capazes de, mais uma vez, surpreender com uma novidade de última hora, à semelhança do que foi o cocktail de melão", revelou Filipe Silva.

Mas este Arraial não arranca apenas na sexta-feira. Antes decorreu uma iniciativa inédita que pretendeu incentivar a população local a enfeitar as suas varandas inspiradas n0 Arraial Minhoto. O prémio foi uma serenata proporcionada pela Azeituna, e que aconteceu na noite de terça-feira, 31 de Julho. Filipe Silva explicou o objetivo de uma iniciativa que veio para ficar: "Esta é uma forma de envolver a população num evento que é nosso, e criar entusiasmo em torno do mesmo, aproveitando para os convidar a vir ao Arraial".

E o que torna o Melão Casca de Carvalho, produzido em Soutelo, tão especial? "Aquela 'pimenta' no final do seu sabor é sem dúvida diferenciador. O melão é um fruto muito melindroso e dificil de produzir. As condições climatéricas atípicas das últimas semanas condicionaram bastante a sua qualidade e por isso, neste momento, são mais os melões de segunda, que os de primeira no mercado. A distinção é feita pelos próprios especialistas, os produtores, através do toque na casca, com a parte grossa de uma navalha. O som que reproduzirem define a sua qualidade.", detalhou o presidente da Junta de Soutelo. "Estamos a ver se para o arraial conseguimos melões de qualidade para fazer justiça à festa, sentenciou.


Programa do III Arraial Minhoto

Sexta-Feira dia 3 de Agosto
21h30m - Cavaquinhos Soutelo.
22h30m - Arco-Iris - Música popular portuguesa.

Sábado dia 4 de Agosto
21h30m - Banda Sixout
22h30m - Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho.
24h00m - Banda "Os Duques"
01h00m - Dj Eric "Soutelo River Nigths"

Domingo dia 5 de Agosto
10h00m - Passeio a cavalo por terras de Soutelo.
15h00m - Enconto de Cavaquinhos.
Grupo de Cavaquinhos de Prado - Gualtar - Espinho - Soutelo.
17h00m - Rancho Folclórico de Turiz.
18h00m - Rancho Folclórico de Prado.
20h30m - Origem Tradicional - Música Popular Portuguesa.


Serenata às Varandas:


FP