Rota 2012: Soutelo vibrou com o III Arraial Minhoto

O III Arraial Minhoto - Festa do Melão Casca de Carvalho, em Soutelo, culminou ontem, 5 de agosto, com uma tarde popular dedicada à família e aos que gostam do folclore e das desgarradas de cavaquinhos. Nestes três dias, a procura do Melão Casca de Carvalho esteve em destaque, superando as expetativas. 




Soutelo, mais do que a produção deste fruto, é um ponto de compra obrigatório, atraindo produtores que vêm escoar o seu produto, e emigrantes e compradores que vêm de outras regiões. A Festa do Melão inaugurou a programação turístico-cultural do Município de Vila Verde, Na Rota das Colheitas, que estende-se até novembro.

O recinto do arraial estava pronto para receber convivas. Este ano o destaque voltou a ser o Cocktail à Soutelo, feito à base de sumo e pedaços de melão, regado com espumante e gelo granizado a refrescar uma bebida muito bem sucedida. Para além disto houve inúmeras iguarias: porco no espeto, sardinha assada, caldo verde e bom vinho da região.

Filipe Silva, presidente da Junta de freguesia local e principal impulsionador da iniciativa, referiu-nos que a animação começa sempre por volta da hora de jantar e a tarde de domingo é sempre festa garantida. As atuações ficaram a cargo dos Cavaquinhos de Soutelo, dos Arco-Íris, dos SixOut, da Azeituna, d'Os Duques e do DJ Eric a proporcionar uma sugestiva sessão de Soutelo River Nights.

O cartaz de domingo foi mais uma vez popular: o encontro de cavaquinhos e as atuações dos ranchos das freguesias de  Turiz e Prado preencheram o som de uma tarde que prometeu ser animada e lotar o recinto das instalações do Clube Desportivo de Soutelo.

Filipe Silva, autarca de Soutelo, fez questão de salientar que esta "é uma festa feita pela e para a comunidade", salientando o voluntarismo da população da freguesia, sem a qual "o evento não seria possível de concretizar em prol da promoção de um produto desta região".


Como chegar a Vila Verde?