Dia Mundial do Turismo comemora-se com Palestra e lançamento da 1ª pedra de loja de turismo

Inserida na programação Na Rota das Colheitas, a comemoração do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), é este ano concretizada pelo município de Vila Verde com a realização de uma conferência subordinada ao tema "Turismo no Espaço Rural - Desafios face à atual conjuntura económica nacional e internacional", como forma de propiciar um espaço de análise e reflexão sobre a temática em questão.



Esta conferência vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, da Vereadora do Turismo, Dra. Júlia Fernandes, do Presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, Dr. Melchior Moreira.

Os palestrantes convidados para refletir e partilhar as suas conclusões são Dra. Goretti Silva, doutorada em Turismo pela Universidade de Bournemouth (UK), com a tese ‘O papel do capital social na criação de pequenos negócios turísticos em áreas rurais’ e Dr. Paulo Lopes, docente na Licenciatura em Turismo no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Gerente da empresa de Animação Turística – Oficina da Natureza, vocacionada para atividades em espaços rurais e naturais, procurando articular inovação e tradição nas ofertas que propõe.

Nestes últimos tempos, o mundo tem passado por uma transformação profunda ao nível do paradigma económico, político, social, cultural, tecnológico que afetam o comportamento das organizações e empresas de turismo em todo o mundo.

Portugal e a Europa passam por momentos difíceis, com muitas decisões, mudanças e transformações, exigindo do turismo uma resposta profissional que atenda às necessidades do atual contexto nacional e europeu.

A globalização e a atual crise económica mundial reivindicam das organizações e pessoas o desenvolvimento de todas as suas potencialidades com o objetivo de responder com qualidade e excelência aos desafios deste milénio, tendo o turismo um papel transcendente na maximização dos pontos fortes e na minimização das debilidades dos territórios.

Por volta das 11:00, na Praça da República, vai se realizar a cerimónia de colocação da primeira pedra na construção da futura loja interativa de Turismo de Vila Verde, a que se segue a apresentação do Percurso de Caminhada de S. Paio de Vila Verde (11:45), que será inaugurada nessa tarde (17:00) com a primeira caminhada a arrancar do ponto de partida do percurso, a Praça da República.