Rota 2012: Fim de Semana Guloso e Tradicional, em Vila Verde


A Agridoce, feira da agricultura e doçaria de Cabanelas (7 a 9 set) marca o primeiro fim de semana Na Rota das Colheitas que apresenta mais que uma atividade. A este certame junta-se Feira Tradicional da Lage (9 set), e o Fim de Semana dedicado às Papas de Sarrabulho e Rojões à Moda do Minho (8 e 9 set), proporcionado pelo Restaurante do Alívio, em Soutelo. Sugestões não faltam para passar o próximo fim de semana com os saberes e sabores tradicionais em Vila Verde!



Na sua sexta edição, a Feira de Agricultura e Doçaria, Agridoce, na freguesia de Cabanelas, convida todos a visitar o evento em que o melhor da produção e comércio locais fica em exposição: produtos hortícolas, doces, artesanato, animais, máquinas, serviços, e outros. Durante dois dias pode provar e adquirir o que a população local, com a ajuda da junta de freguesia e da paróquia de cabanelas, produziu e organizou. 

O primeiro dia do evento, como é tradição, é inaugurado ao serão com espetáculo musical, este ano protagonizado por Angelo Veloso 'Anjinho'. Este ano o destaque vai para a Garraiada de Touros, no sábado, a partir das 15 horas e para mais um cortejo etnográfico, em que as antigas profissiões e costumes são recriados, previsto para domingo a partir das 14.

No que à tradição diz respeito, e imediatamente antes de subir ao palco Jorge Loureiro, pelas 21 horas de sábado vai realizar-se uma desfolhada do milho, com a participação popular. O evento encerra, mais uma vez, com um final de tarde de domingo dedicada ao folclore.

Ainda neste domingo, em outra freguesia do concelho, na Lage, acontece a reedição da Feira Tradicional, no Monte de Santa Helena, junto ao Santuário devotado a esta santa. Vestuário, acessórios, calçado, utilidades para casa, para além de produtos tradicionais e extraídos da terra vão ser comercializados, numa feira que promete começar cedo.

Para recompor os estômagos de tanta agitação, sugerimos uma paragem no Restaurante do Alívio, em Soutelo, para desfrutar do Fim de Semana especialmente dedicado a outra iguaria minhota: Papas de Sarrabulho e Rojões à Moda do Minho. Este promete ser um fim de semana de tradição e homenagem aos frutos da terra, em Vila Verde.

Na Rota das Colheitas é uma iniciativa turístico-cultural dinamizada pelo Município de Vila Verde, Proviver EEM, Juntas de freguesias e associações locais.´

FP