Rota 2012: Lanhas recebe uma vindima e pisada de uvas à antiga


Este sábado, 29 de setembro, a Quinta da Igreja, na freguesia de Lanhas, vai abrir as suas portas a todos os que queiram participar na vindima das uvas que futuramente transformar-se-á em vinho verde. A Associação de Freguesias de Vale do Homem é a responsável pela organização desta atividade, através do seu presidente, José Pimentel Silva, que aproveita para convidar "todos os quantos queiram ajudar nos trabalhos, para juntarem-se e trazerem um cesto, pois pode não haver para toda a gente".




"Vamos começar às 14:30", informou o autarca da Junta de Freguesia de Coucieiro. "A vindima vai fazer-se no chão", acrescentou, "pois trata-se de uma vinha moderna". Pelas 17:30 está previsto começar a pisada das uvas, no lagar da herdade, cuja localização fica atrás da Igreja de Lanhas.

De resto, a atividade será animada por tocadores de concertinas, amigos do proprietário da Quinta e ainda haverá um lanche tradicional, com pataniscas, broa, vinho verde e outros petiscos, partilhados com o público. À noite está destinado um jantar, como é tradição, para quem trabalhou nesta prática agrícola.

Como chegar a Vila Verde?