Rota 2012: Sol de outono animou vindima e aqueceu a Pisada de Uvas tradicional,


O último fim de semana de setembro mostrou quão quentes e gratas podem ser as colheitas, através da alegria dos cantares e concertinas e a força do trabalho. Em Lanhas, na Quinta da Igreja, realizou-se no sábado, 29 de setembro, uma vindima seguida de uma pisada de uvas à antiga, uma iniciativa inserida na programação municipal de Vila Verde Na Rota das Colheitas.



A vindima decorreu debaixo de um sol prazeroro de outono. Talvez por isso a atividade tenha decorrido em clima de alegria, materializada em cantares típicos e piadas lançadas espontaneamente entre cada cacho atirado ao cesto. Na Quinta da Igreja, 'apegada' à Igreja matriz da freguesia de Lanhas, os cerca de duas dezenas de trabalhadores, tantos homens como mulheres, cortaram os cachos de uvas adocicadas pelo calor do sol, transportaram os cestos com a ajuda de um trator e decarregaram-nos, um a um, no lagar à espera de pés que pisassem as uvas.

Enquanto isso era preparada a merenda pelas mulheres restantes, numa cozinha anexa improvisada: pataniscas, broa, vinho verde à fartura e ainda chouriça e presunto. A merenda foi levada, quase no final da jornada, ao campo onde decorria a vindima. Homens e mulheres, enquanto a mesa era posta em cima do trator, festejavam o momento com cantares afinados de graças e de alegria por mais uma jornada agrícola. Consolados os estômagos, prosseguiu-se a tarefa.

Ao final da tarde, para o lagar quase cheio de cachos, saltaram consecutivamente cerca de nove dos que vindimaram, entre eles duas mulheres, que encetaram com os tocadores de concertinas que ficaram do lado de fora uma desgarrada de cantares ao desafios que recolheu as gargalhadas gerais.

Este momento foi presenciado pela vereadora da cultura e turismo do município de Vila Verde, Júlia Fernandes e o eurodeputado José Manuel Fernandes, grandes aficionados da ruralidade. Esta Vindima e pisada de Uvas foi organizada pela Associação de Freguesias de Vale do Homem.

Galeria de fotos.

FP