Rota 2012: Enchente em Escariz S. Mamede para apreciar Sabores da Terra

Todas as beiras de estrada e parques de estacionamento improvisados foram poucos para tantas viaturas. A pequena aldeia de Escariz S. Mamede, no interior do concelho, foi o epicentro de Vila Verde, a 13 e 14 de outubro, com a realização da festa Sabores da Terra, que homenageia a gastronomia e produtos locais, associados a animação popular. Organizado pela junta de freguesia e paróquia locais, esta foi mais uma atividade integrada Na Rota das Colheitas.



Apesar da inesperada chuva da noite de sábado, que surgiu sem ser convidada, condicionando a programação prevista, o domingo 'vingou' a véspera e o largo da igreja matriz de Escariz S. Mamede recebeu a maior enchente das últimas três edições. Em torno do palco e da tasquinha estacionaram centenas de pessoas maravilhadas com o som das concertinas. Estava a acontecer mais um encontro deste afamado instrumento musical e as 'modas' que toda a gente conhece despertavam a emoção de sempre.

À frente do palco, três ou quatro pares ariscaram um 'pézinho de dança', enquanto que ao fundo, vários expositores de produtores locais exibiam o melhor dos produtos da terra: legumes frescos, cabaças de vários tamanhos, mel, marmelada e compotas, tremoços, artesanato inspirado nos lenços de namorados, e até animais vivos como coelhos, galinhas, patos e até cordeiros.

A festa convidava ainda a uma visita à igreja, neste dia especialmente emperaltada e de portas abertas. O magnifico interior ficou ainda mais belo com os arranjos especiais feitos com os produtos locais e mensagens alusivas às colheitas.

Sabores da Terra, de Escariz S. Mamede, vai já na sua terceira edição e a sua criação visou a promoção dos produtos locais, extraídos da agricultura, e a gastronomia, dando a conhecer o melhor da freguesia. Grande parte da comunidade local envolve-se na sua organização e dinâmica, inclusive o autarca e pároco locais.

As receitas angariadas durante a festa vão reverter, mais uma vez, para a requalificação urbanística de toda a envolvente à igreja (adro e centro cívico) e a construção de uma capela mortuária, à semelhança do que já aconteceu na edição anterior.

Na Rota das Colheitas regressa em novembro, e em grande, com as Tardes Gulosas (a partir do dia 1) e no primeiro fim de semana com as Feiras Novas em Picos de Regalados, que este ano estendem-se até terça-feira, 6 de novembro. Dois dias depois começa a Semana da Aldeia.


Galeria de Sabores da Terra 2012

FP