Vila Verde dedica Semana da Floresta Autótone à sensibilização

Vila Verde volta a homenagear o seu maior património com a reedição da 'Semana da Floresta Autótone de Vila Verde', uma programação que arranca a 23 de novembro, estendendo-se até ao último dia do mês.



A realização de uma caminhada micológica, um workshop, uma palestra, um concurso, uma acção de reflorestação, a divulgação da gastronomia local, com show Cooking, entre outras acções, enquadram o programa comemorativo da “Semana da Floresta Autóctone de Vila Verde”, que acontece de 23 a 30 de Novembro, em diferentes pontos do Concelho. Destaque para o Concurso escolar que visa escolher a “Maior Castanha, o Maior Ouriço e a Maior Folha de Castanheiro”, cujo período para inscrições termina no dia 23 do corrente.

Em termos genéricos, o programa arranca a 23 de Novembro, Dia Europeu da Floresta Autóctone, com a realização de uma “Breve apresentação do Dia Europeu da Floresta Autóctone, pelas 14h30, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, dos Sapadores Florestais e da Equipa Municipal de Intervenção Florestal, no Centro Escolar de Moure. No mesmo dia, pelas 15h30, realiza-se um workshop de reciclagem criativa (trabalho com castanhas), no mesmo local, cordenado pela designer Sílvia Abreu.

No dia 24 de Novembro, realiza-se a “Caminhada Micológica pelas encostas do Neiva e Trovela” (limite máximo de 50 inscrições).

Em paralelo, de 23 a 25 de Novembro, acontece a iniciativa “Fins-de-Semana Gastronómicos” em diversos restaurantes do concelho, pondo em evidência o frango pica-no-chão, o pudim Abade de Priscos, o Pink Cake, o Doce de Regalados, para além dos vinhos verdes do Concelho e da Região.

No dia 26 de Novembro, pelas 10h00, realiza-se uma palestra sobre “O castanheiro, esse velho conhecido”, pelo Dr. Jorge Lage, na Biblioteca Municipal. 

A 27 de Novembro realiza-se, pelas 14h30, uma acção de “Reflorestação de Castanheiros”, no Monte de S. Julião, com a participação da EB 1 de Sande.

No dia 28 de Novembro, pelas 10h00, vamos “Conhecer melhor a nossa floresta”, versando o Ordenamento Florestal, com prelecção do Engº António Vivas (ICNF); às 10h30, algumas técnicas de reflorestação, por Bernardo Markovsky-Movimento Terra Queimada e um workshop sobre reflorestação. 

Estas acções têm lugar na EB 1 Bom Sucesso, na vila de Prado.

No dia 29 de Novembro, a Escola Profissional Amar Terra Verde promove um Show Cooking, uma demonstração de receitas com castanhas, ao longo do dia.

A encerrar esta Semana da Floresta Autóctone, acontece a 30 de Novembro um workshop de cozinha com produtos Prove, promovido pela ATAHCA, na Aliança Artesanal.


Nota enviada pela assessoria de imprensa do município


Como chegar a Vila Verde?