Todos os detalhes do 10º Encontro de Cantares de Reis de Vila Verde

Todos os detalhes sobre o 10º Encontro de Cantares de Reis de Vila Verde, que em 2013 realiza-se nos domingos de 6 e 13 de janeiro.

fonte imagem: cm-vilaverde


Nota emitida pela assessoria de imprensa do Município de Vila Verde, entidade organizadora da iniciativa:

São trinta e seis (36) os grupos de cantares de reis que vão marcar presença no 10º Encontro de Cantares de Reis de Vila Verde, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Verde, através do Gabinete de Ação e Promoção Turística, adstrito ao Pelouro da Cultura. Mais uma vez, face ao elevado número de participantes, a organização definiu dois dias para a actuação dos grupos inscritos, a 06 e 13 de janeiro, na Praça de Santo António.

Os grupos representantes de várias freguesias vão exibir o melhor do canto e dos sons populares de cantares de Reis. Esta acção permite manter viva uma tradição profundamente enraizada na população vilaverdense.


A tradição

As mulheres e homens do povo reúnem-se e juntam as suas vozes aos sons dos tambores, das violas, dos cavaquinhos, dos rec-rec`s, dos ferrinhos e da concertina. Em grupo, sincronizadamente e vestidos com as samarras, os sobretudos, as meias e camisolas de lã, partem pela freguesia. Dão vivas ao novo ano, ao nascimento do Menino Jesus, aos bons proveitos agrícolas e aos amigos, habitantes da freguesia.

São, sempre ou quase sempre, recebidos com mesa farta., onde não faltam os doces típicos das festividades do Natal e Passagem de Ano, assim como o vinho verde. É um momento que traduz o melhor do nosso povo, unido, alegre, feliz e pronto a partilhar o seu saber e os seus sabores com os concidadãos.


Força das raízes

«Quando resolvemos lançar esta iniciativa, tivemos como grande objectivo dar um novo impulso a uma das tradições mais peculiares e bonitas do nosso Povo», realça o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. E destaca que «todos estavam longe de pensar que esta tradição estava de tal forma enraizada, ao ponto dos grupos se terem constituído de forma espontânea. Mais importante é o facto de terem crescido e de se terem multiplicado por todas as zonas do Concelho».


Objectivos

«O Encontro de Grupos de Reis de Vila Verde tem por finalidade a defesa das tradições culturais concelhias, no caso específico, na protecção da música tradicional de cariz popular e nas demais componentes etnográfica que a enquadra», vinca o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. Em simultâneo, acrescenta que aquele encontro «visa preservar a tradição dos Cantares de Reis, estimulando a defesa deste importante património imaterial do concelho de Vila Verde, na sua forma mais autêntica e genuína - letras, música, trajar e outros adornos; e, reforçar a dinamização e participação do tecido associativo concelhio neste tipo de eventos».

A Organização do Encontro é da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Verde, coordenada pela vereadora do Pelouro da Educação e Ação Social e executada pelo Serviço de Ação e Promoção Turística.

O Encontro de Reis de Vila Verde começa a ganhar uma dimensão largamente acima das expectativas geradas inicialmente. A adesão tem vindo a superar largamente todas as projecções. Em 2013, concentra trinta e seis grupos, divididos em dois dias.

Mais uma vez, a Praça de Santo António, no Centro de Vila Verde, vai acolher uma das manifestações populares de maior tradição no Concelho, num misto de profano e religioso.

Programa

06 e 13 de janeiro
13.45H - Concentração dos Grupos Participantes junto
                à antiga Central de Camionagem
14.15 H - Desfile até à Praça de Stº António
14.30 H - Início do 10º Encontro de Reis de Vila Verde
        Local: Praça de Stº António
19.00 H - Entrega de Prémios

Grupos Participantes

06 de janeiro
Grupo Folclórico de Vila Verde
Grupo Coral S. Tiago de Atiães
Grupo Recreativo e Cultural de Atiães
Associação Cultural, Desportiva e Rec. de Gomide
Grupo Coral e Cultural Pedras Vivas de Oleiros
Rancho Folclórico de S. Martinho de Moure
Grupo Coral de Gomide
Associação Cultural, Rec. e Desp. de Esqueiros
Rancho Folclórico de Marrancos
Junta de Freguesia de Parada de Gatim
Associação Rec. e Cultural de Cervães
Grupo Coral Infantil de Barbudo
Grupo Coral de Barbudo
CNE Agrupamento 811 - Oleiros
Rancho Folclórico da Senhora da Pena, Carreiras S. Miguel
Junta de Freguesia de Barros
CNE Agrupamento 617 S. Baptista - Coucieiro
Amigos das Concertinas de Vila Verde

13 de janeiro
Banda de Música de Vila Verde
Associação Cultural e Musical Vila Verde. - Academia de Música
Rancho Folclórico S. Eulália de Cabanelas
Verde Tuna Municipal
Grupo Coral e Paroquial da Vila de Prado
Estrelas Milenares - Associação de Cavaquinhos de Soutelo
Centro Social, Cultural, Desp. e Rec. de Pedregais
Grupo Coral de Ponte S. Vicente
Associação Cultural Rec. Desp. De Vilarinho
Associação Guias de Portugal - 1ª Companhia de Prado
Comissão Restauro Igreja de Esqueiros
Grupo Coral do Pico de Regalados
Associação de Pais da EB 2 e 3 da Ribeira do Neiva
Associação Guias de Portugal - Companhia de Soutelo
Clube Fontainha, Vila de Prado
Grupo Folclórico de Sta Maria de Turiz
Grupo Coral de Santa Maria de Turiz
Grupo Coral de Coucieiro