Já arrancou a Bienal na Escola 2013, com o lema “Vila Verde – Município Educador”

Está no terreno a edição de 2013 do projecto “Bienal na Escola”, sob o lema genérico “Vila Verde – Município Educador” enquadrado na adesão ao projecto de âmbito nacional das 'Cidades (vilas) Educadoras'.

"Estamos a criar oportunidades para o aparecimento de jovens criadores/artistas", sustentou o presidente Município de Vila Verde, António Vilela, no decurso da apresentação, que decorreu na Biblioteca da Escola Secundária de Vila Verde. "Os edifícios são importantes para uma boa educação, uma aposta que ganhamos nos últimos anos, mas é importante saber usá-los em favor de uma educação mais larga, mais ampla e diversificada, a favor do saber e do conhecimento em toda a sua latitude", assinalou o edil de Vila Verde que, na presença da vereadora da educação, Júlia Fernandes, e dos directores de agrupamentos escolares, fez questão de sublinhar que "o município tem gente que tem ajudado a criar esta perspectiva e a lançar novos desafios, sempre acolhidos com grande receptividade por parte dos agrupamentos."

Tal como em anos anteriores, em todas as escolas de Vila Verde serão realizados diversos ateliers sob supervisão do director artístico, Luís Coquenão, do presidente da D`Arte, Maciel Cardeira, e do artista convidado Albuquerque Mendes. Estas acções vão decorrer nas escolas e nos espaços de trabalho dos artistas.

No quadro do projecto para 2013, a vereadora da educação, lança o repto no sentido de que, no final da acção, "possa haver um logótipo que identifique Vila Verde como cidade educadora". E deixou algumas directrizes: "o projecto abarca três vértices: tradição, inovação e criatividade, tendo como base a educação".  
O presidente da câmara municipal de Vila Verde, não tem dúvidas de que "este é mais um projecto diferenciador" e, mais uma vez, que "queremos ser uma referência para outros municípios, como tem acontecido noutras áreas".

Nota de imprensa do Município

Como chegar a Vila Verde?