A Bienal na Escola: estão a decorrer as Oficinas Criativas!

Começou o périplo de oficinas criativas dirigidas aos alunos dos estabelecimentos escolares de Vila Verde, da 4ª edição ‘A Bienal na Escola’. Este ano letivo com o tema ‘Vila Verde, Município Educador’, a entrega dos trabalhos a concurso deve ser feita de 30 de abril a 9 de maio, e a exposição arranca a 20 até ao último dia de Maio. Esta iniciativa integra o programa da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde.



As duas primeiras Oficinas Criativas aconteceram ontem, 25 de março, na Escola do Penedo, a Casa das Artes, situada na freguesia de Lage, sede da associação de artistas do minho, D’Arte. O artista vilaverdense Maciel Cardeira, vencedor da primeira edição da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, e presidente desta associação, orientou as sessões, a da manhã dirigida a alunos do agrupamento de Moure, e a da tarde, dirigida aos alunos de Ribeira do Neiva.

As próximas Oficinas estão agendadas para sexta-feira, 28 de março, orientadas pelo pintor Albuquerque Mendes, destinadas aos alunos da Escola Monsenhor Elísio Araújo, de Pico de Regalados, das 10h00 às 12h00, e aos alunos da EB 2/3 de Vila Verde, das 14h00 às 16h00. Na segunda-feira, 31 de março, será a vez de o pintor, Luís Coquenão, partilhar os seus conhecimentos com os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila de Prado (10h00 às 12h00) e com os da Escola Secundária de Vila Verde (14h00 às 16h00). No dia seguinte, o coordenador artístico da Bienal Internacional de Arte Jovem desloca-se à Escola Profissional Amar Terra Verde para orientar a última Oficina Criativa, da parte da manhã.

Estas oficinas visam estimular a criatividade e promover o concurso A Bienal na Escola, cujo tema, ‘Vila Verde, Município Educador’ assinala a adesão recente de Vila Verde à Associação Internacional de Cidades Educadoras.

A exposição dos trabalhos vai decorrer de 20 a 31 de maio, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela. A entrega de prémios (distribuídos por três escalões), decisão de um Júri de Premiação será realizada no dia da inauguração da exposição.

Esta é a quarta edição de uma iniciativa integrada na programação da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, que assim pretende promover a imagem de ‘Vila Verde, Vila Criativa’, consolidando hábitos culturais e artísticos no seio da comunidade escolar e local.

Como chegar a Vila Verde?