Iª Conferência Cuidar com Afetos, da Raízes & Afetos com apresentação de novo gabinete de apoio gratuito!

O novo projeto Raízes & Afetos com a colaboração do Município de Vila Verde vão realizar às 14:00 de 11 de Abril, Dia Mundial de Parkinson, a Iª Conferência Cuidar com Afetos, nos paços do concelho, apresentando um novo serviço social conjunto, colocado em breve ao serviço da população, gratuitamente: o Gabinete ‘Cuidar com Afetos’




A Iª Conferência Cuidar com Afetos vai ser subordinada ao tema ‘Parkinson, Alzheimer e AVC. Ética no Cuidar’ e vai trazer a Vila Verde, na tarde do Dia Mundial de Parkinson, alguns dos melhores especialistas sobre a realidade destas patologias.

A novidade da abordagem dos temas, na perspetiva da valorização do carinho, do afeto e da ética nos cuidados a prestar pelos cuidadores promete ser o maior atrativo da conferência, que ainda vai ilustrar as realidades atuais das mesmas, focando-se nas problemáticas, nos direitos, mas também nos deveres dos portadores destas doenças.

Com moderação de Dra. Paula Correia, coordenadora técnica de Serviço Social da Raízes & Afetos, a conferência vai estar dividida em dois painéis. No primeiro, será abordado o tema “Parkinson – Reaprender a Caminhar”, pela Dra. Paula Gomes, Presidente das delegações dos distritos de Braga e de Vila Real, da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, seguindo-se “Demência e a doença de Alzheimer”, desenvolvido pela Dra. Marta Melo, Terapeuta Ocupacional da Delegação Norte da Alzheimer Portugal. O segundo painel será subordinado ao tema “Não queira sofrer um AVC”, com intervenção de Dr. Diogo Valadas, Diretor Técnico da Associação AVC, de Barcelos, e a “Ética no Cuidar”, explanado pelo Prof. Dr. Costa Pinto, Diretor do Curso de Deontologia e Ética da Universidade Católica Portuguesa.

“Temos presente que a nossa sociedade está cada vez mais envelhecida, as patologias acima mencionadas têm uma evolução galopante e incontornável, mas este processo pode e deve ser retardado. Com isto, assumimos como missão uma resposta de proximidade, de partilha, de diagnosticar e alcançar estratégias de intervenção”, refere Dra. Elsa Gonçalves, diretora executiva da Raízes & Afetos e responsável pela organização desta Iª Conferência.

As inscrições são obrigatórias e processam-se online, até quarta-feira, 9 de abril. Dra. Elsa Gonçalves afirma que “estão a decorrer a bom ritmo para uma primeira edição”. Esta conferência, com um carácter eminentemente técnico, está estruturada especialmente para “gerontólogos, cuidadores, auxiliares e técnicos de saúde”, acrescentou a responsável pelo projeto que vai ser apresentado no início da sessão.

A primeira conferência ‘Cuidar com Afetos’, realizada no simbólico Dia Mundial de Parkinson, vai contar também com a presença do presidente do Município de Vila Verde, Dr. António Vilela e da responsável pelo pelouro da Ação Social do Município, a vereadora Dra. Júlia Fernandes.



Novo Gabinete ‘Cuidar com Afetos’
serviço conjunto de Raízes & Afetos e da Ação Social do Município de Vila Verde

O novo gabinete ‘Cuidar com Afetos’ é fruto da parceria entre a Raízes & Afetos e a Ação Social do Município de Vila Verde, através da Dra. Alexandrina Cerqueira. Este serviço será prestado à comunidade em forma de consultas gratuitas, na sede da Ação Social de Vila Verde.

“O Gabinete Cuidar com Afetos tem em vista ser um local de procura e apoio à comunidade, prioritariamente sénior, utentes patológicos (AVC, Alzheimer, Parkinson…) e cuidadores de idosos”, explica Dra. Elsa Gonçalves, da Raízes & Afetos.

O objetivo deste gabinete, para o projeto Raízes & Afetos, é conhecer as reais necessidades dos vilaverdenses para colmatá-las através do serviço do projeto. “Tomar conhecimento das realidades existentes no concelho de Vila Verde, apurar as condições, os apoios existentes e encaminhar para apoios quando estes não existem ou escasseiam; dar uma resposta pluridisciplinar, personalizada e de proximidade em termos técnicos, quer ao utente, quer ao cuidador do idoso, de modo a melhorar, desdramatizar e valorizar o ato de cuidar com afeto, são os objetivos deste gabinete”, esclarece a responsável pelo projeto.

Para concretizar esta enorme missão, a Raízes & Afetos conta já com uma técnica que vai assumir as consultas do gabinete ‘Cuidar com Afetos’, encontrando-se no mercado à procura de mais dois profissionais, para abraçar os serviços da Raízes & Afetos, no âmbito de estágio profissional: um terapeuta ocupacional e um psicólogo clínico.

“Ajudar e compreender quem diariamente lida com esta realidade que é muito desgastante e potenciar a qualidade do serviço do Cuidador; promover estratégias para atenuar a sobrecarga dos cuidadores informais, sensibilizando-os para a importância do autocuidado; sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com a Parkinson, Alzheimer, AVC e acima de tudo promover a dignidade humana de quem Cuida e de quem é Cuidado”, são os objetivos principais deste projeto, que se vai começar a materializar a partir desta Iª Conferência ‘Cuidar com Afetos’.