Dia Internacional dos Museus festejado com inauguração de percurso pedestre em Marrancos

O domingo passado (18 maio) foi de festa em Marrancos. A vontade de desfrutar do sol da manhã, de o aliar ao fabuloso espólio que retrata o ciclo do Linho, no Museu do Linho, e à novidade do percurso pedestre 'À Volta do Museu do Linho', atraiu muitos adeptos da cultura, do desporto e da natureza, para assinalar o Dia Internacional dos Museus.



O respeitoso Abílio Ferreira, presidente da Associação Recreativa e Cultural de Marrancos e a excelentíssima Júlia Fernandes, Vereadora da Cultura do Município, foram os anfitriões da manhã, presentearam a pequena audiência com a exibição do curto documentário promocional 'As Voltas que o Linho dá'. Uma visita guiada riquíssima, conduzida pelo 'pai' do Museu, Sr. Abílio Ferreira, revelou os segredos do complexo e moroso ciclo do Linho, desde a semente (a Linhaça) até à transformação em fio e neste em tecido (o Linho) a 'matéria-prima' que constitui os Lenços de Namorados.

No final, realizou-se a primeira caminhada pelo novo percurso pedestre 'À Volta do Museu do Linho', com partida e chegada do próprio museu. Um desafio curto (3,8km) mas exigente para pernas e pulmões até ao topo das antigas e famosas minas de ouro da  freguesia de Marrancos, no ponto mais alto, entre torres de perfumados eucaliptos e um esplendoroso manto verde, de onde não apetecia descer...

No regresso, um desvio para contemplar, numa rara oportunidade, a casa-museu onde Abílio Ferreira guardar objetos colecionados, fruto da sua paixão pelo modus vivendi da ruralidade. Um mergulho no tempo, de uma experiência que aconselhamos vivamente a repetir!









































Como chegar a Vila Verde?