Especial | Santo António: Pastel Antonino, símbolo do Santo António de Vila Verde e... do país!

O Pastel Antonino foi esta manhã o centro das atenções na apresentação do programa das Festas Concelhias de Vila Verde em honra de Santo António. Este foi apresentado como um dos ex-libris autótones gastronómicos que estará no V Festival da Febra e um exemplo perfeito da excelência e criatividade da pastelaria de Vila Verde.


Foi com uma degustação desta iguaria da Chocolate com Pimenta que a sessão finalizou. Apresentado pela primeira vez nas Festas de 2012, este ano o doce foi apresentado como um forte embaixador de Vila Verde pelas antoninas deste país.

A receita artesanal é exclusiva da Chocolate com Pimenta e todos os que tiveram a oportundiade de o provar ou re-provar partilharam a opinião unanime de rendição. A leveza do Antonino, cujo recheio é um segredo bem guardado por Pedro Sousa, despertou água na boca aos vereadores e jornalistas presentes. O autor acabou pro abrir um pouco o livro... "Só revelo que não leva farinha, o que é uma ótima notícia para quem se preocupa com a linha", adiantou divertido, Pedro Sousa.


Este momento serviu também para mostrar o novo selo de autenticidade do Pastel Antonino e das duas iniciativas promociona​i​s que a Chocolate com Pimenta vai realizar no seu espaço, durante o Festival da 'Febra'. Essa honra foi assumida pela vereadora da Cultura do Município, Dra. Júlia Fernandes: "N​o dia de Santo António, v​amos começar com a 'Manhã Antonina'. Pedro Sousa vai brindar-nos com um Showcooking de Pasteis Antoninos, em que vai mostrar como é que se confecionam, seguindo-se uma degustação dos mesmo​s​. A outra iniciativa é muito gira também: quem fizer uma quadra Antonina pode trocá-la por um pastel Antonino​, o que não será dificil, já que batemos o recorde de quadras, durante o programa da SIC 'Portugal em Festa'​"​.​

Esta iniciativa chama-se 'Manjerico das Quadras Antoninas' e é realizada em parceria com o site de divulgação turística e cultural de Vila Verde, www.vilaverdeviva.com.

Para participar a quadra tem que ser escrita e entregue no espaço próprio, um destacável junto do flyer de informação da Chocolate com Pimenta, com o novo selo do Pastel Antonino. A Quadra personalizada com as expressões 'Pastel Antonino' e 'VILA VERDE viva!' deve ser entregue no domingo, 15 de junho, no espaço da Chocolate com Pimenta, recebe​n​do em troca um pastel Antonino e uma coleção de Postais 'Namorar VILA VERDE viva!', inspirados nos ​Lenços de Namorados, para além da visibilidade do momento nas páginas do Facebook da Chocolate com Pimenta e do VILA VERDE viva!. As quadras serão afixadas no Manjerico gigante que vai permanecer no espaço da Chocol​a​te com Pimenta​ durante as festas​.

Nota: só serão aceites as quadras inscritas neste destacável do flyer.



O Flyer que apresenta a iniciativa:


Como chegar a Vila Verde?