Especial | Santo António: "Meu rico Santo António, traz-me alegria, tradição e diversidade, nas Festas de 2014"

Estivemos na apresentação da edição 2014 das Festas em honra de Santo António de Vila Verde. A mesa da sala de conferências foi invadida pelas coloridas figuras de Santo António, inspiradas nas cores dos Lenços de Namorados, e pelos pasteis Antoninos, eleitos o doce destas festividades, em representação do melhor que se faz na doçaria em Vila verde. De 12 a 15 de Junho, as Festas de Santo António de Vila Verde prometem ser assim mesmo: uma explosão de cores e sabores, onde a tradição anda de mão dada com o divertimento. O viva! vai levar-lhe uma perspetiva única e personalizada destas festas. Venha vivê-las também!



As Festas Concelhias de Vila Verde, em honra de Santo António, prometem este ano aprofundar a ligação ao território, refoçando as manifestações religiosas, etnográficas, gastronómicas e populares. Em paralelo dá-se enfase à diversão para todas as idades. Um programa diversificado, a eclodir em vários pontos da sede do concelho, que permite viver ricamente as Festas mais aguardadas do ano em Vila Verde.

"É um programa diversificado à procura de tocar todos, em áreas como o património concelhio e cultural, as vivências religiosas, as tradições, o artesanato, o folclore e a música popular..." resumiu o presidente do Município de Vila Verde, Dr. António Vilela, o espírito das Festas deste ano em honra de Santo António, na apresentação que teve lugar hoje, 29 de maio, nos Paços do Concelho. Dr. António Vilela salientou algumas iniciativas do programa: "Vai poder ver-se as características das diferentes freguesias, durante o Cortejo da Tradição, além da Gastronomia típica, no Festival da 'Febra', que já vai na quinta edição. Este ano, o espaço da Gastronomia ficará numas instalações erguidas propositadamente, na Avenida prof. Machado Vilela, ao lado do novo Centro de Artes e Cultura de Vila Verde (antiga Casa Municipal da Cultura).


Neste espaço do Festival da 'Febra' estará também um dos parceiros destacados pelo presidente do Município, nesta sessão pela iguaria que vai propor durante das Festas de Santo António: "Da Chocolate com Pimenta, um parceiro antigo do Município, destacamos um doce que foi inspirado no Santo António, os pasteis Antoninos, uma receita baseada na tradição de Vila Verde e que promete ser um dos ex-libris desta festa".

Estas Festas Concelhias de Vila Verde permitem ainda, segundo o presidente, "viver momentos únicos também na área do desporto, como a corrida de cavalos 'passo travado' que não acontecem todos os dias", entre outros exemplos de cariz popular em que a tradição é reavivada de forma singular.

Dr. António Vilela referiu ainda a relevância do Santo António para a economia local: "Sempre que há um momento festivo deve servir de âncora para o setor económico. Envolver ao máximo a comundade e os agentes económicos", salientado que "Estas festas são feitas da comunidade e para a comunidade. Por isso assumem um destaque em rede".

Numas festas em que a organização é alicerçada num conjunto de agentes envolvidos, que cruzam sinergias, o Município não as encara como uma despesa. "Nóss consideramos que não é um custo mas um investimento no desenvolvimento da atividade económica, para que Vila Verde seja conhecido cada vez mais como um concelho de referência gerando atratividade sobre as pessoas", reiterou Dr. António Vilela.

Santo António em vários pontos de Vila Verde

O Santo António de Vila Verde vai conhecer, em 2014, vários cenários temáticos onde a animação vai viver-se de diferentes formas:Os espetáculos principais na Praça de Santo António, o 'After Party na Adega Cultura, o Festival da 'Febra' no espaço da Gastronomia (Avª. Prof. Machado Vilela) e os desportos tradicionais, na zona desportiva do Reguengo, no limite da freguesia de Vila Verde com a de Sabariz. este são os prinicipais, mas há outros como a Avenida Bernando Brito, a Praça Lohmar, o Lugar da Carvalhosa, para além da região serrana do Nordeste do concelho, ponto de passagem da IIª Cãominhada.

A responsável pelo pelouro da Cultura do Município de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, começou por salientar do programa uma das mais antigas tradições do Santo António de Vila Verde: "Para a véspera de feriado, a noite de 12 de junho, já temos 37 rusgas inscritas, na animação de rua, que vai incluir as fogueiras e os cantares ao desafio. No ano passado participaram 26, por isso este ano já superamos largamente esse número, sem contabilizar as que no dia aparecem espontaneamente."

O ambiente das antoninas de Vila Verde vai começar dias antes. "Este ano podemos considerar que as Festas vão começar mais cedo, pois o after party, que é o espaço dos bares, dedicado aos que gostam de estender pela noite fora a festa, vai cmeçar a funcionar a 9 de junho, segunda feira, a partir das 22 horas", informou a vereadora da Cultura.

Dra. Júlia Fernandes reviu todo o porgrama salientando os aspetos principais: "O concerto da Academia de Múscia vai envolver as crianças do ensino articulado e a Mostra de Talentos vai ser outro dos desafios de grande interesse. As inscrições estão a decorrer!"

Um dos principais destaques do programa deste ano é relativo às Marchas Populares, agendadas para a noite de 13 de junho e que este ano. Em edições anteriores esta iniciativa era protagonizada unicamente pelas crianças das escolas. Este ano vai incluir adultos a marchar. "Isto que dará uma dimensão completamente diferente às Marchas", salientou Dra. Júlia Fernandes.

A AEViver - Associação Empresarial de Vila Verde - lança ainda uma iniciativa inédita que promete tornar-se uma tradição: o Concurso de Montras Populares, inspirado não só no Santo António de Vila Verde como em outras festas populares vividas pelo concelho, dinamizando o comércio.

Veja as Fotos

Faça Download do Programa 2014

Consulte o Dossiê de Apresentação das Festas


FPXT COM

Como chegar a Vila Verde?