Especial | SANTO ANTÓNIO 2014: Programa 12 de junho, véspera de feriado...

As Festas de Santo António, em Vila Verde, são curtas, mas densas e ricas, em alegria, animação e boa mesa. Este ano arrancam com todos os ingredientes de uma vez!





A quem se destina?
A foliões e apreciadores da boa mesa.


Local:
Centro da vila - entre a Praça da República e a de Santo António.
Aven. Prof. Machado Vilela
Adega Cultural - Espaço Jovem

Porque deve vir?
O povo vai sair à rua  nesta véspera de feriado e gerar espontaneamente clima de festa e folia. É a noite popular, com a animação das rusgas que se vão reunir (prevê-se cerca de uma centena de grupos!) e desfilar pela via pública até ao palco. Pelo meio, as desgarradas em concertinas e nos cantares ao desafio a adensar ainda mais a atmosfera, já ocupada pelo fumo das fogueiras de Santo António, o cheiro rico a manjerico e sardinhas assadas, aquecendo o ambiente, já de si escaldante. As luzes das tendas e espaços de venda ambulante não permitem que a escuridão caia. Para muitos, esta é a melhor noite das festas, neste que é véspera de feriado.

Ao descer a perpendicular à Praça de Santo António, e passando à esquerda, a estatua da figura ilustre do prof. Machado Vilela começa a sentir o cheiro a carne grelhada e sardinhas assadas. Encontrou o seu destino, se veio ao Festival da 'Febra', inaugurado esta noite. Sente à mesa de uma das três tasquinhas ou dos cinco stands de iguarias irrestíveis que só vai encontrar em Vila Verde.

Se acha que a noite é uma criança, passe na Adega Cultural (antiga adega cooperativa) e beba mais um copo, troque umas ideias, faça umas selfies e divirta-se no After Party, no espaço Jovem destas Festas Concelhias.



Como chegar a Vila Verde?