Peregrinos de Santiago: Associação Espaço Jacobeus apresenta delegação de Vila Verde

A partir de amanhã (28 junho), Vila Verde terá oficialmente uma representação da Confraria de S. Tiago, da Associação Espaço Jacobeus (AEJ). A cerimónia está agendada para as 14:30, na sede da delegação, na antiga escola E.B: 2/3 de Francelos, em Vila de Prado, no concelho de Vila Verde.



Esta ação insere-se na atividade a AEJ 'Braga no Caminho de Santiago', que conta no programa com uma caminhada matinal desde a Falperra até à Ponte de Prado e abertura da exposição 'Caminho Português de Santiago - Uma visão Espiritual, Artística e Cultural'.

A delegação de Vila Verde, será orientada por um grupo de cidadãos de Vila Verde, voluntários, com ligação sentimental aos Caminhos de Santiago, que já os percorreram, uma ou mais vezes, ou estão prestes a cumpri-lo.

Esta iniciativa vem no seguimento da presença cada vez maior de Vila Verde no mapa dos caminhos portugueses de Santiago. Em abril, o Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Goães completou o terceiro aniversário, facto assinalado com a apresentação da etapa vilaverdense do caminho de Santiago.

A AEJ é uma associação privada de fiéis com sede em Braga, mas de âmbito nacional e agregada à "Archicofradia Universal del Apóstol Santiago" (sediada em Santiago de Compostela). Fundada em 2004 por pessoas que, após terem realizado a Peregrinação a Santiago de Compostela, pretenderam partilhar a sua experiência, completa este ano uma década de existência. Hoje é constituída por mais de 360 associados, residentes tanto em território nacional como no estrangeiro.

Apesar de ser uma Associação Católica, a AEJ preserva na sua essência o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças, nacionalidades e credos. Na sua essência, a AEJ dedica-se à Informação & Preparação de Peregrinos e à Promoção dos vários itinerários do Caminho Português de Santiago.

A Associação Espaço Jacobeus possui, na presente data, Delegações em Amarante, Barcelos, Braga, Guimarães, Lamego, Oliveira de Azeméis, Ponta Delgada (Açores), Porto e Vila do Conde e a partir de amanhã, Vila Verde, com a mesma missão.

O viva! vai lá estar, de corpo e alma.
Brevemente faremos o nosso próprio Caminho de Santiago. A nossa credencial vai ser das primeiras passada pela AEJ Vila Verde. Acompanhem a nossa missão em Viva! A caminho de Santiago!.

Como chegar a Vila Verde?